Na dúvida sobre criptomoedas? Então compre várias!

"Altcoins - Alternative Cryptocurrencies" by orgalpari is licensed under CC BY 2.0
“Altcoins – Alternative Cryptocurrencies” by orgalpari is licensed under CC BY 2.0

Sou particularmente fã do filme “Uma Mente Brilhante,” com Russell Crowe no papel do matemático Jonh Nash. O filme conta a história do homem
que criou a teoria “Equilíbrio de Nash”. No filme há uma explicação bem resumida desta teoria.

Em uma determinada cena em um bar, um grupo de garotas, sendo uma loira e quatro morenas, chega ao ambiente. A loira chama mais atenção dos solteiros que suas amigas morenas. Eles decidem que o melhor deles leva a loira. Mas Jonh Nash tem um “insight” e conclui que é um erro seus amigos disputarem a loira, pois ela vai se sentir supervalorizada e poderá recusar a todos eles. Além disso, suas amigas morenas ficarão ofendidas por serem as segundas opções e também recusarão os solteiros. Resultado: ninguém vai ficar com ninguém.

Mas, por outro lado, se cada um dos solteiros focar em uma morena, estas se sentirão lisonjeadas por terem sido escolhidas antes da loira, o que vai aumentar a chance dos solteiros com elas. Para tanto, basta que os rapazes combinem entre si quem vai chegar em qual morena. A cooperação entre eles poderá fazer com que todos se dêem bem. Grosso modo, este é o princípio do “Equilíbrio de Nash.”

No mundo das criptomoedas ou altcoins, a loira do filme é a Bitcoin. Ela está supervalorizada, todos olham para ela, todos a querem. Com isso, ela vai ficando cada vez mais cara e mais inacessível. E, na cotação em que ela se encontra, já não vai mais enriquecer alguém com com pouco dinheiro. Pois, segundo a Economist, quem tivesse comprado cerca de 25 dólares em Bitcoins no ano de 2010, hoje seria um milionário. Neste período, a moeda valorizou-se 45.000 vezes. Já hoje, dizem que ela poderá chegar a 100 mil dólares. É bastante dinheiro, mas representa uma valorização de “apenas” 20 vezes.

Se você quer dar a mesma chance de valorização ao seus investimentos que a Bitcoin deu aos seus investidores há 7 anos atrás, então precisa esquecer a loira das moedas e focar nas morenas, que ainda estão desvalorizadas. Há 2 anos atrás, coloquei R$ 25 em cerca de 72 moedas, na esperança de que alguma dessas bombem. Se não bombar, paciência. Faz parte do jogo.

Sempre lembrando: coloque no máximo 5% do seu patrimônio neste tipo de ativo. É um ativo variável e novo, por isso traz consideráveis riscos.

Mas não deixe de dar várias chances à sorte.

Curta a página no FacebookCurta a página no Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *